Dólar recua para R$ 5,40 após tensões na Venezuela

Queda no dólar e alta na bolsa refletem cenário econômico pós-invasão venezuelana

06/01/2026 às 10:15
Por: Redação

Apesar das tensões geradas pela invasão da Venezuela e o sequestro de Nicolás Maduro, o mercado financeiro registrou um dia de alívio, com a redução do dólar para o nível mais baixo em 25 dias e a bolsa de valores atingindo o maior patamar desde meados de dezembro.

 

Na última segunda-feira, o dólar comercial foi negociado a 5,405 reais, apresentando uma queda de 0,018 reais, o equivalente a -0,84%. No início do dia, a moeda subiu e chegou ao valor de 5,45 reais por volta das 10h30, mas depois reverteu essa trajetória, acompanhando a tendência global de redução.

 

A moeda norte-americana havia atingido seu menor valor desde 12 de dezembro, quando finalizou o dia em 5,41 reais.

 

No setor de ações, o clima também foi positivo. O índice Ibovespa, da B3, fechou em 161.870 pontos, registrando um aumento de 0,83%. As ações da bolsa alternaram entre altas e baixas na parte da manhã, mas consolidaram uma tendência de alta durante a tarde, alcançando o nível mais alto desde 15 de dezembro, com destaque para as ações de bancos e mineradoras.

 

O cenário tenso inicial no mercado global deu espaço a uma análise de que a invasão da Venezuela pode resultar em um efeito deflacionário nos Estados Unidos. Com a produção de petróleo aumentando, espera-se que a oferta cresça nos próximos meses, levando à queda nos preços dos combustíveis estadunidenses a médio prazo.

 

A redução no preço dos combustíveis diminui a pressão inflacionária nos Estados Unidos, o que pode favorecer uma redução das taxas de juros pelo Federal Reserve no início de 2026. Juros mais baixos nas economias desenvolvidas tendem a fomentar a migração de capital para países emergentes, como o Brasil.

© Copyright 2025 - Portal Taguatinga - Todos os direitos reservados